top of page
Prancheta 22_1Arqueologia-png.png

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO

Mesa redonda, palestras, apresentação de trabalhos, mini cursos e muito mais.

 

Veja qual será a programação de cada dia da IV Arqueosemana UFPE.

Dúvidas? Entre em contato por e-mail. 

arqueosemanaufpe@gmail.com

BAIXE A NOSSA PROGRAMAÇÃO: 

1.png
3.png
2.png
4.png
Prancheta 22_1Arqueologia-png.png
Prancheta 22_1Arqueologia-png.png

Mesas

Mesa de Abertura - 26/11

Prof. Dr. Titular Vice Coordenadora da Graduação de Arqueologia da UFPE Viviane Maria Cavalcanti de Castro, Ana Cardouzo, Luiz Eurico de Melo Neto

Quem conta a história? Narrativas indígenas em diálogo com a educação - 26/11

Edson Silva e Roseane Prachenaw e Jóina Borges

Título da apresentação: De qual “índio” estamos tratando? Ensino da temática indígena e educação para as relações étnico-raciais a partir da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015

Entre o Tec e o Pop: : diferentes perspectivas no fazer arqueológico - 29/11

Danny, Lúcio e Amanda 

Mesa de Encerramento - 29/11

Prof. Dr. Coordenador do Curso de Arqueologia da UFPE Luis Rocha e Ravena Souza

Prancheta 22_1Arqueologia-png.png

Minicursos - 26/11 a 28/11

Ampliando Horizontes: Explorando as Potencialidades da Divulgação Científica
 
Sobre o minicurso: Entendimento de como a comunicação científica em novas mídias desempenha um papel crucial na formação da opinião pública sobre a ciência e nas políticas científicas subsequentes. Pesquisa e redação de roteiros. Desafios na precisão da informação e na interpretação pelo público. Introdução às diferentes mídias.

Sobre a ministrante: Márcia Jamille é uma arqueóloga, roteirista e criadora de conteúdo de ciência. Ela é conhecida por sua atuação no site Arqueologia Egípcia, nos canais Arqueologia pelo Mundo, Márcia Jamille e o Egito Antigo e no Nerdologiia. Além disso, Márcia está atualmente escrevendo um livro intitulado "Mãe África", que será publicado pela HarperCollins.
Combo de Boas Práticas para a Pesquisa Arqueológica 

Sobre o minicurso: O minicurso tem como objetivo discutir boas práticas de pesquisa para aplicação na comunidade arqueológica, contribuindo para os aspectos éticos, operacionais, de reprodutibilidade, gestão, preservação e difusão dos dados. 


Sobre o ministrante: Igor Pedroza é Doutorando no programa de pós-graduação em Arqueologia pela UPFE (PPGArq/UFPE) com pesquisas sobre horticultura indígena; Especialista em ciências de dados (UNI7); Mestre em Arqueologia com pesquisa GeoArqueológica (PPGArq/UFPE); Historiador (UECE) e embaixador da rede brasileira de reprodutibilidade (2024/2025). 
Desenho aplicado à arqueologia

Sobre o minicurso: O minicurso objetiva apresentar noções teóricas e práticas necessárias à execução de desenhos técnicos e croquis em diferentes áreas da prática arqueológica. Serão Pinceladas noções básicas para o desenho como também aspectos técnicos mais essenciais. 

Sobre a ministrante: Ravena Souza é atualmente professora substituta do Departamento de Arqueologia da UFPE, é arquiteta (2013), arqueóloga (2019), mestre (2022) e doutoranda em Arqueologia e Preservação do Patrimônio pela UFPE. Desenvolve desde 2010 pesquisas nas áreas de Conservação e Preservação dp Patrimônio Cultural. 

Sobre o ministrante: João Coelho é Graduando em arqueologia pela UFPE, artista visual e diretor de arte para animação. Suas produções são principalmente autorais desenho naturalista e de observação. 
Prancheta 22_1Arqueologia-png.png

Oficinas

Escavando ossos: Escavação de indivíduos não adultos e adultos e suas práticas funerárias no contexto arqueológico - 28/11

Sobre a oficina: A oficina tem como objetivo oferecer subsídios teóricos acerca da escavação de indivíduos não adultos e adultos em sítios arqueológicos, dando ênfase principalmente, na obtenção de dados para análise das práticas funerárias presentes. 

Sobre a ministrante: Ilca Pacheco é Doutoranda pelo PPARQUEOLOGIA da UFPE, arqueóloga do Laboratório de Arqueologia Biológica e Forense - Departamento de Arqueologia da UFPE. Atua principalmente nos estudos das práticas funerárias com ênfase na Arqueologia da infância. 
Pintando Rochas: Arqueologia Experimental na Produção de Pigmentos  - 26/11

Sobre a oficina: Tem como finalidade promover a familiarização dos participantes com processo de manejo, produção e experimentação na produção de pigmentos para a realização de pinturas em diferentes suportes.  


Sobre o ministrante: Túlio Oliveira é Bacharel e mestrando em Arqueologia pela UFPE. Pesquisador integrado ao Laboratório de Estudos Arqueológicos (LEA) da UFPE, onde atua nas áreas de curadoria arqueológica, estudos das cerâmicas arqueológicas, arqueologia industrial, arqueologia experimental e pigmentos na Arqueologia.

Sobre a ministrante: Maria Dias é Graduanda em Arqueologia pela UFPE, estágiaria do Núcleo de Estudos Arqueológicos da UFPE. Estuda a Arqueologia Experimental em Pinturas Rupestres. 


 
Modelagem em Argila - 27/11

Sobre a oficina: 1 - Fundamentos teóricos sobre a modelagem: técnicas, gestos e comportamentos. 2 - Como pensar a modelagem? Compreendendo a modelagem a partir das formas. 3 -  Processos e formas de acabamento e finalização. 


Sobre o ministrante: Ronaldo Santos é Arqueólogo/artesão/escultor/ artista visual. Formado em Arqueologia no ano de 2017 pela UFPE; Desenvolveu um trabalho de monografia sobre a cerâmica utilitária de Tracunhaém, desde então dá continuidade na pesquisa sobre a cerâmica e seu fazer dentro do município, engajando várias famílias de forma direta ou indireta, e que desde muito tempo faz parte da cultura da cidade.
Prancheta 22_1Arqueologia-png.png
Prancheta 22_1Arqueologia-png.png

Palestras

Além dos Destroços: Fundamentos para uma Arqueologia Marítima Afro-Atlântica - 29/11

Luis Felipe Freire Dantas Santos

Arqueologia da Arquitetura e da Repressão - 28/11

Caroline Murta Lemos

A Portaria IPHAN 135/2023 e ás Políticas Públicas de Preservação Cultural em Comunidades Quilombolas: Perspectiva e Desafios - 27/11

Mônica Odòmilayé Nogueira

bottom of page