top of page

O estudo da tecnologia da pedra lascada

O Curso 

O curso irá ocorrer entre os dias 23 e 27 de novembro e tem como objetivo abordar os princípios metodológicos para analises laboratoriais em tecnologia lítica. Para tanto, serão divididos 3 partes para o desenvolvimento do curso:

Cronograma

Primeira parte - O estudo antropológico da tecnologia humana

  • Apresentação teórica dos estudos em tecnologia humana e suas influências nos estudos da tecnologia lítica. A ideia de Cadeia Operatória e seus alcances e interpretações.

  • Vídeo-aula: O estudo antropológico da tecnologia humana (20min)

  • Leitura do texto base (4 horas):

Betarello, Juliana. Capítulo 3: O estudo antropológico da tecnologia humana. O artesanato da pedra lascada no sítio Cajueiro, Correntina-BA: tecnologia lítica. Dissertação de mestrado PROARQ-UFS, 2013, p. 66-85.

  • Aula síncrona (2 horas): Discussão da vídeo-aula e texto base. Dúvidas dos participantes. E orientações para próxima parte do curso.

 

Segunda parte – Instrumentalizando a analise

  • Apresentação dos princípios metodológicos para identificação dos materiais líticos: matérias-primas e estigmas de lascamento.Materiais necessários: blocos de pedras, luva e óculos de proteção.

  • Vídeo-aula: Produzindo uma lasca (30min)

  • Leitura do texto base (4 horas):

PROUS, A. e FOGAÇA, E. Capítulo 17: A lasca e Capítulo 18: O núcleo. O estudo dos instrumentos de pedra: fabricação, utilização e transformação dos artefatos. Teresina: Alínea Publicações Editora. 2017. 336 p.

  • Aula síncrona (3 horas): Com base na vídeo-aula orientar os participantes como produzir uma lasca. Essa lasca será fundamental para instrumentalizar as analises em materiais líticos. Também, serão apresentados os princípios metodológicos para reconhecimentos das matérias-primas e estigmas de lascamento.

Terceira parte – Testando os sentidos líticos

  • Materiais necessários: papel, lápis, borracha, prancheta e fita adesiva.

Essa parte estará relacionada ao exercício de ler e desenhar os materiais líticos. A lasca produzida na Segunda parte será utilizada para analise e desenho técnico.

Vídeo-aula (20min): Leitura diacrítica

  • Leitura do texto base (3 horas):

PROUS, A. e FOGAÇA, E. Capítulo 19: Leitura Diacrítica. O estudo dos instrumentos de pedra: fabricação, utilização e transformação dos artefatos. Teresina: Alínea Publicações Editora. 2017. 336 p.

  • Aula síncrona (3 horas): Discussão da leitura diacrítica e exercício online de desenho e analise da lasca.

Aulas em ambiente virtual, das 14h as 18h.

Ministrante

Juliana Betarello é Arqueóloga, Mestre em Arqueologia pela UFS e Doutoranda em História pela UFSC. Atua nos temas relacionados ao Povoamento Inicial do Brasil e no estudo da Tecnologia Lítica. Desenvolve trabalhos relacionados a  métodos e técnicas da Arqueologia, tanto em campo, quanto em laboratório.

Juliana Betarello.jpg
bottom of page