Arqueologia da Arquitetura
O Curso
O curso irá ocorrer entre os dias 19 e 23 de outubro e tem como objetivo apresentar o objeto arquitetônico enquanto fonte de informação sobre a cultura do homem. Para tanto, serão discutidos 3 partes para o desenvolvimento do curso:
Cronograma
Primeira parte - Arqueologia da arquitetura enquanto conceito, no âmbito da arqueologia histórica
-
Apresentação do conceito de arqueologia da arquitetura, da relação entre arquitetura e arqueologia e os objetivos dessa linha de estudo para a arqueologia.
-
Leitura de textos base (2 horas):
ZARANKIN, A. 2003. Arqueologia de la arquitectura, modelando al individuo disciplinado en la sociedad capitalista. Revista de Arqueologia Americana. Ed. Instituto Panamericano de geografia e História. p 25-41.
OSER JR, Charles E. Diferentes fontes da arqueologia histórica. In Introdução à Arqueologia Histórica. Belo Horizonte: Oficina de Livros LTDA, 1992. p: 31-58.
-
Aula síncrona (2 horas): Discussão a partir dos textos base, buscando construir o entendimento do papel e objetivos do arqueólogo nessa linha de estudo.
Segunda parte – Métodos e técnicas de campo e laboratório
-
Apresentação de um método de levantamento de dados em campo e de técnicas metrológicas laboratoriais e possíveis interpretações dos seus resultados.
-
Leitura do texto base das próximas 3 aulas (1 hora/dia – totalizando 3 horas):
MATOS, Manuela. Capítulo 2. Método para análise de estruturas em alvenaria. In: ANÁLISE DE ESTRUTURAS EM ALVENARIA: Modelo para análise e identificação dos processos construtivos e das etapas de execução de uma edificação de valor histórico/cultural. Dissertação UFPE. 2009. p.44-94.
-
Aula síncrona (3 horas): A partir do texto base, vamos conversar sobre o reconhecimento de uma estrutura arquitetônica e suas partes; as 4 escalas para obtenção de dados; os dados, seu registro e seus significados potenciais.
-
Aula síncrona (3 horas): Métodos arqueométricos aplicados ao material construtivo e seus significados potenciais;
-
Aula síncrona (3 horas): conceito de Tipos e Cadeia operatória. Também será proposta a discussão sobre a diferença entre uma constatação e uma interpretação arqueológicas (3 horas).
Terceira parte – Estudos de caso
-
Apresentação de 5 pesquisas em arqueologia da arquitetura realizadas no nordeste do Brasil envolvendo construções eruditas e vernaculares.
-
Aula síncrona (4 horas): Apresentação dos sítios, técnicas/métodos, constatações e limitações; e interpretações possiveis.
Aulas em ambiente virtual, das 14h as 18h.
Ministrante
Manuela Gomes de Matos é Arquiteta e Urbanista pela UnB, Mestre e doutora em Arqueologia pela UFPE e está realizando o Pós-doutorado em Metrologia Arqueológica na UFPE. Atua em temas relacionados a Cadeia Operatória e métodos arqueométricos aplicados ao material construtivo. Desenvolve trabalhos relacionados a pesquisa e restauração de patrimônio construído, tanto em campo, quanto em laboratório.