top of page

Entendendo que, dentro ou fora da academia, é importante que o arqueólogo esteja sempre atualizado em relação aos métodos e técnicas arqueológicas, assim como ao teor das discussões teóricas da área, torna-se imprescindível a participação desses profissionais e alunos em eventos, congressos, simpósios e toda a sorte de encontros, os quais visam incentivar o ensino e a extroversão dos saberes arqueológicos vigentes.

Portanto, o SEMEARqueologia representa tanto um querer, quanto um dever, na medida em que reflete uma reivindicação dos estudantes por esses espaços. Desta maneira, o que se propõe são encontros virtuais periódicos, promovendo a extroversão e intercâmbio de conhecimentos a partir de atividades abertas ao público em geral. Esperamos com isso, promover a interação acadêmica de maneira amplificada e debater com as demais esferas sociais, assuntos de interesse coletivo.

Entendendo a Arqueologia como um campo do conhecimento que atrai de pesquisadores até os interessados e curiosos pela temática, o evento busca atingir não só o corpo discente e docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Arqueologia no Brasil - demais cursos que, de maneira interdisciplinar,  contribuem para a ciência arqueológica - como também empresas e profissionais de arqueologia; funcionários, servidores e técnicos que trabalham ou se interessam pela área; moradores de bairros vizinhos a UFPE; membros e representantes de comunidades tradicionais; militantes e ativistas de movimentos sociais; e sociedade civil.

Assim como as duas últimas edições do evento, a proposta mantém a busca pelo diálogo da Arqueologia com as comunidades, sejam as do entorno da universidade, sejam aquelas que são impactadas direta ou indiretamente com as pesquisas arqueológicas, assim como os povos originários e demais comunidades tradicionais, além dos movimentos sociais e organizações políticas e culturais, incluindo-os ativamente em todo processo de construção.

O SEMEARquelogia é um projeto dinâmico e diverso que contará com palestras, debates, minicursos e apresentações de trabalhos. As atividades serão realizadas entre os meses de setembro a dezembro, com encontros periódicos, todos por meios virtuais.

bottom of page